Gás Liquefeito de Petróleo – GLP

O Gás Liquefeito de Petróleo – GLP, também conhecido como gás de cozinha, pela sua mais comum aplicação, é um dos vários produtos derivados do refino do petróleo, sendo um combustível de alto poder calorífico. É a mistura de dois hidrocarbonetos existentes no petróleo: o propano e o butano. Como esses gases são inodoros, acrescenta-se uma substância para produzir o odor característico do gás de cozinha, como medida de segurança para detectar algum vazamento.


Na atmosfera, o GLP se encontra em estado gasoso. Ao ser resfriado ou submetido a altas pressões seu estado passa para líquido. Nos botijões de armazenagem, está em estado líquido. No momento da combustão, entra em contato com o ar e se torna gasoso novamente.


Desde fevereiro de 2015, a Rede Panda, em parceria com a Companhia Nacional Gás, atua na venda e distribuição de GLP ao consumidor final, oferecendo um produto de qualidade e na quantidade certa.

  •  Fácil manuseio, transporte e armazenagem, reduzindo os custos operacionais.
  • Fácil combustão; transforma-se em gás combustível ao ser liberado na pressão atmosférica.
  • Apresenta elevado poder calorífico, tendo performance superior em relação a outros combustíveis.
  • Combustão limpa e controlada; maior qualidade ao produto final e maior durabilidade dos equipamentos industriais.
  • O GLP é um combustível ecológico, não poluente. Sua combustão não produz resíduos tóxicos (queima limpa).
  • Por ter fácil manuseio, alto poder calorífico e não agredir ao meio ambiente, tem largo uso em residências, no comércio, na indústria e na agricultura